«A melhor forma de recompensar, os nossos filhos, é ensina-los
a gostar de desafios, ficarem intrigados com os erros que cometem, a apreciar o
esforço, permanecerem motivados e comprometidos pelo processo de aprendizagem.
Desta maneira, eles não precisam de ficar «escravos» dos louvores e dos
elogios. Ao longo da vida, eles irão ter imensas oportunidades para desenvolver
e construir a sua própria autoconfiança.» Carol Dweck, professora de Psicologia
na Universidade de Stanford, EUA e autora de vários livros, entre eles destaco
Mindset; a atitude mental para o sucesso.
Comentário. A
Dra. Carol Dweck e os seus colegas, desenvolveram vários estudos, com crianças,
sobre o elogio e chegaram à conclusão, de que, elogiar a inteligência das
crianças prejudica a sua motivação e prejudica o seu desempenho. É verdade, o
elogio permite-lhes um impulso e um fulgor adicional, mas só funciona naquele
momento. Contudo, mais tarde, quando encontrarem um obstáculo, não irão possuir
a confiança e a motivação necessária.
Como é que podemos
apoiar e motivar as nossas crianças a gostar de desafios?
Como pais, professores, profissionais e mentores sabemos dos
desafios que contempla a educação das nossas crianças. Cada criança apresenta
desafios diferentes e complexos; todas são diferentes e únicas. Ouvimos afirmações de pais, dos quais me
incluo, «Pelos meus filhos, sou capaz de tudo…» todavia, muitas vezes, a
realidade, não é bem assim. Isto é, quando pensamos que estamos a fazer bem,
podemos estar a prejudica-los. Como sabemos, o desenvolvimento da criança até à
idade adulta, contempla varias transições, isso significa, que irão encontrar
vários e complexos desafios e oportunidades, enquanto o nosso trabalho é
apoiar, incentivar, orientar, proteger com vista à autonomia, à resiliência, ao
amor, à compaixão, à motivação e à confiança. Somos cuidadores bem-intencionados,
«somos capazes de tudo…», mas precisamos de conseguir passar uma mensagem
realista, especifica e coerente sobre a diferença entre o sucesso e o fracasso,
em vez projetarmos ideais moralistas e irreais, muito em voga, na sociedade atual,
consumista e hedonista. Elogiar as crianças terá mais impacto, para o seu
desenvolvimento, se o fizermos em resultado do seu esforço, pela sua persistência,
talento, gestão dos problemas e reforço de valores. Não quer dizer, que não
devemos elogiar as crianças, pelo contrario, queremos que os elogios permaneçam
bem presentes, nas mentes dos nossos filhos, nas alturas mais importantes das
suas vidas. Quais foram os elogios, mais significativos, que ouvimos dos nossos
pais, professores ou mentores que ainda permanecem vivos nas memorias e recordamos
nos momentos mais adversos?
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