segunda-feira, 2 de março de 2020

Gestão dos conflitos nos relacionamentos interpessoais



Olá,
este texto faz parte da 126ª Dica Arte Bem Viver.

Gestão dos conflitos nos relacionamentos interpessoais. Todos nós nos debatemos com conflitos, no dia-a-dia, por exemplo na família, no relacionamento romântico, no trabalho, amigos, parceiros, etc. Se conseguirmos ser honestos, connosco próprios, admitimos que todos nós fugimos do conflito, assim como, evitamos os sentimentos dolorosos. A gestão dos conflitos é um tema complexo quando duas pessoas, ou mais, entram em disputa assumindo posições individuais antagónicas. Para agravar ainda mais os conflitos interpessoais, as divergências individuais também podem assumir proporções preocupantes dada a falta de literacia emocional, vulgo, gestão construtiva de sentimentos, em especial, aquelas pessoas susceptíveis a sentimentos intensos e dolorosos; raiva, ressentimento, frustração, stress excessivo, medo, controlo. Por exemplo, pessoas zangadas (raiva) tendem a manipular através da intimidação e da agressividade, evocam a honestidade e a frontalidade a fim de justificarem a sua intransigência. As pessoas passivas tendem a evitar, a todo o custo o conflito, assumindo o papel da vítima e/ou do agradador/a, cedem à pressão, todavia, não revelam aquilo que sente/pensam sobre determinado assunto, são pessoas desconfiadas e imprevisíveis.

Dicas para a gestão do conflito numa relação interpessoal:
1. Colocar o assunto em “cima da mesa” – Qual é o problema? As partes interessadas na gestão dos conflitos precisam de recolher informação específica, concisa, factual assim como identificar os sentimentos hostis e intensos sobre aquilo que consideram que é o problema.

2. Preparem-se para o diálogo. Implica que cada pessoa acabe por compreender os interesses de ambos. Você sabe quais são os interesses do outro? Você sabe quais são diferenças de opinião, os sentimentos intensos e hostis do outro? Você sabe quais são as suas diferenças e sentimentos intensos?

3. Discussão e abordagem do conflito. Nesta fase, é importante dar mais importância aos interesses em comum, e no caso das posições antagónicas, procurar opções que sejam mutuamente satisfatórias, de acordo com normas justas.

4. Evitar que o conflito se centre naquilo que cada um pretende ou não, individualmente, ambas as partes devem tentar, sempre que possível, obter proveitos mútuos e resultados cujo fundamente seja baseado em normas justas, independentemente, da vontade de cada um.

5.Quando existem conflitos existe uma tendência natural para recorrer às artimanhas, à manipulação e/ou enganos. Apesar de ser tentador, não o faça.

6. Perante uma disputa com pessoas significativas é errado, dizer tudo aquilo que nos passa pela cabeça, assim como, é preciso seleccionar cuidadosamente as palavras que utilizamos para comunicar honestamente. Lembre-se de que a confiança é essencial para o relacionamento interpessoal.

7. Para haver violência numa relação são necessárias duas pessoas. Erradique completamente a agressividade durante a discussão. Se você está zangado/a, interrompa a fase da discussão, e avise que precisa de sair da sala.

Dilema perante o conflito: Quando é devemos ser corajosos para enfrentar o conflito, ou por outro lado, ter sabedoria para desvalorizar a questão em causa?
Perante o conflito, as pessoas agressivas atacam as pessoas e ignoram o problema.
Perante o conflito as pessoas passivas ignoram o problema e recorrem à auto-piedade e ao drama.
Perante o conflito o manipulador ignora as normas justas e honestas, recorre às artimanhas e ao controlo.

8. Caso não encontrem soluções, para o conflito, baseadas em normas justas podem recorrer a uma 3ª pessoa isenta – Mediador de conflitos.
Não existem relacionamentos saudáveis, sem conflitos, a diferença entre o relacionamento saudável e o disfuncional, é na forma como se aborda, discute e se encontram soluções para os conflitos baseadas em normas justas para a relação (projecto em comum), através de uma plataforma de entendimento mutuo. Controle os seus impulsos básicos e tome decisões saudáveis e construtivas.

“Sem emoções e vontades, não poderíamos atribuir diferentes valores a opções diferentes.” António Damásio

Votos de uma semana fantástica.

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Cumprimentos

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