domingo, 8 de fevereiro de 2009

Acesso a bebidas alcoolicas a maiores de 18 anos

Depois de ter lido esta noticia quase que dei um salto de alegria no do sofá.
Finalmente, já é um "pequeno" grande passo de forma a travar a industria do alcool (venda e publicidade junto dos jovens) e o consumo de bebidas alcoolicas.
Considero importantissimo existirem leis "apertadas" quanto à venda e à publicidade de bebidas alcoolicas junto do publico jovem.

Hoje por acaso estava a almoçar num restaurante e reparei numa maquina de venda tabaco e reparei num pequeno cartaz informativo (aviso) que dizia algo parecido com isto -"Não é permitido a venda de tabaco a jovens de idade inferior a 18 anos e caso exista duvida em relação à idade pode ser pedido documento de identificação."

Imediatmente pensei, qual o motivo pela qual não se faz o mesmo em relação ao consumo, venda e publicidade das bebidas alcoolicas? A lei portuguesa permite que os jovens maiores de 16 anos consumam bebidas alcoolicas e não só, também permite a publicidade e a comercialização "desenfreada" das bebidas alcoolicas que visa principalmente os jovens (novos consumidores).

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1138331

O Papel das Associações de Pais e a Escola

Fernando Lima, professor de História, analisou fragilidades e potencialidades do movimento associativo de pais. Na sua tese de doutoramento, concluiu que a intervenção das associações é mais consentida do que reconhecida.

http://www.educare.pt/educare/Actualidade.Noticia.aspx?contentid=5C59200A77526D90E0400A0AB800079B&opsel=1&channelid=0

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Pedofilia na Internet

Sabemos que alguns pedofilos - "predadores" utilizam as novas tecnologias de forma a aproximarem-se das suas "vitimas". O MySpace sendo uma "rede social", onde milhares de individuos, incluindo adolescentes e crianças, comunicam diariamente decidiu em conjunto com as autoridades americanas erradicar 90 pedofilos.

É obvio, que tal como acontece nos EUA, este fenomeno também acontece diariamente no nosso pais de norte a sul em algumas crianças são vitimas deste tipo de "predadores". Por isso é necessario e urgente denunciar e prevenir.
Ver noticias nestes links:(copiar e colar) motor de busca google ou outro.

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/1001682.html

http://edition.cnn.com/2009/TECH/02/03/myspace.sex.offenders/index.html