domingo, 22 de novembro de 2009

Prevenção em Portugal, Zero


A prevenção é altamente negligênciada, por todos em geral, até ao dia que surgem os problemas. Recordo inumeros casos de familias que me perguntam "Diga-me, porque é que o meu filho se droga? Nunca lhe faltou nada...teve tudo. Nós os pais, trabalhamos a vida inteira..." Parece adoptar-mos uma postura/atitude de Negação (minimizar, racionalizar e justificar) em relação ao problema. Andamos uma vida inteira numa corrida, frenetica e obsessiva, à procura de satisfazer os nossos egos.


Após ler esta noticia sobre a obesidade infantil, concordo e reforço a necessidade de implementar programas coerentes e sustentaveis. Areas como a obesidade, as drogas licitas e ilicitas, incluindo o alcool, aparentam serem negligenciadas. Por ex. em Portugal é permitido a publicidade às bebidas alcoolicas associado ao desporto.
É necessario tomar medidas serias, não me refiro somente ao Governo, mas a cada um de nós, de forma a inverter alguma realidade disfuncional (ex. interesses financeiros e economicos) em prol das pessoas e instituições. Se um dia um filho/a ou filhos surgirem com problemas associados ao alcool e ou drogas ilicitas, o que é que você faz? Conheço muitos pais e familias que negam esta realidade.


Qual ou quais os tipos de programas sobre a Prevenção em que você e ou a sua comunidade estão envolvidos? Responda e envie para xx.joao@mail.com


Veja a noticia e comente.


Sem comentários: