quinta-feira, 5 de julho de 2007

Definir uma estrategia e criar um compromisso


Quanto às estrategias de prevenção nas escolas, no meu contacto com algumas unidades de ensino, a grande maioria, aparenta estar a atravessar um período de instabilidade e desorientação quanto à forma como abordam e informam os seus alunos, pessoal docente e não docente sobre esta matéria. Na minha opinião, a oferta e o acesso as substâncias atingiram níveis preocupantes. Não quero com isto afirmar que todos os jovens consomem drogas, mas aqueles que decidem fazê-lo não precisam um grande esforço para as obter. Acho que a maioria das estratégias de prevenção nas escolas são generalizadas e insuficientes. Sabendo nós que a escola é um local priveligiado e um "palco" de representações torna-se urgente criar condições a implementar estrategias, claras e realistas.

O acesso a drogas ilegais é efectuado através do grupo de pares, na escola, nas zonas residências, nas férias, em casa de famílias, nas festas, etc. Qualquer sítio que possamos imaginar. É entre irmãos, entre colegas de escola, entre familiares e amigos. Recordo-me de pais preocupados em que a sua principal fonte do problema são os amigos (amizades) do seu filho/a. De que estes é que são os responsáveis pelos problemas. Esta afirmação é meia verdade não é contudo, a causa dos comportamentos problematicos. É importante educar os nossos filhos a escolher os amigos, isto significa na prática, ensinar conceitos de amizade, lealdade, respeito e empatia nas relações entre pessoas. Como sabemos, parte desta aprendizagem é feita em casa, onde eles observam as dinâmicas existentes dentro da família.Por outro lado, é muito difícil para quem não esteja familiarizado com esta matéria conseguir identificar sintomas e sinais de alguém que esteja sob o efeito de drogas, isto porque, existem drogas, por exemplo o haxixe, cujo sintomas de consumo passam despercebido ao observador comum.

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