domingo, 22 de julho de 2007

Os(as) adolescentes e os(as) amigos(as)


“Os amigos são extremamente importantes para os (as) adolescentes porque falam a mesma linguagem e porque têm os mesmos gostos e interesses afins.
Sobretudo na fase inicial da adolescência, os jovens e as jovens procuram usar o estilo de roupa e os cortes de cabelo dos amigos e amigas do grupo com quem mais se identificam. As roupas passam a fazer parte da linguagem corporal. A imagem corporal também é um fenómeno social. O corpo tem sentimentos, emoções ou, antes, é através dele que manifestamos ao(s) outro (s) e que damos a conhecer a nossa personalidade. A aparência é especialmente importante nestas idades.
O que é sinal de superficialidade para os pais e mães é sinal de segurança para os (as) filhos (as), pois o que estes sentem é uma grande necessidade de aceitação pelo grupo. No grupo sentem-se felizes e seguros porque, ao serem integrados, reforçam a sua auto-estima porque foram aceites.
È o sentimento de pertença (...) que teve o seu inicio na família.
No grupo existe geralmente um líder por quem se sente admiração. E também existem regras que não são as do mundo dos adultos.
Na grande maioria dos grupos, os jovens aceitam as suas regras de uma maneira acrítica, o que não causa grande estranheza se observarmos que a sua segurança é ganha á custa de ter comportamentos semelhantes e não diferentes dos outros.
Sabe-se hoje que há determinadas características dos jovens que lhes granjeiam popularidade e grande aceitação no grupo - vivacidade, boa disposição, humor, aspecto atraente, entre outras.
Há, por outro lado, jovens que têm grande dificuldade em fazer amigos porque são tímidos (as), diferentes dos seus pares ou porque não têm uma imagem considerada atraente.
È necessário que pais e professores saibam quão importante é, para os jovens, ter amigos. Ajudá-los nessa tarefa é um contributo fundamental para o seu processo de socialização.”
Texto retirado “Educação Sexual – contextos de sexualidade e adolescência” das autoras Maria Manuela Pereira e Filomena Freitas, edições ASA

Sem comentários: