segunda-feira, 9 de julho de 2007

Prevenção para a Vida


A escola pode servir como mediadora e intermediária na abordagem e na discussão desta temática das dependências entre pais, alunos e professores. Os vértices deste triângulo necessitam de cooperar e reunir esforços, experiências e competências (multidisciplinaridade) nesta luta.
Só um presença continuada e consistente de programas de prevenção podem valorizar atitudes e comportamentos que reforcem os factores protectores ( no individuo, na escola, no grupo de pares, na família e na nossa sociedade).

Considero que os nosso jovens e a nossa sociedade, em geral, beneficiariam se estas estratégias de prevenção se iniciassem nos primeiros anos de vida e se prolongassem por toda a vida. Este tipo de abordagem contemplava todos os estágios do desenvolvimento humano. O objectivo central seria implementar e desenvolver uma cultura onde prevalecem valores e princípios morais, espirituais e éticos geradores de um maior enriquecimento e realização pessoal. É indispensável uma nova estratégia na responsabilidade do relacionamento e da articulação da escola, da comunidade educativa, dos nossos serviços públicos. Criar novos meios de informação e apoio aos pais e novos conteúdos adaptados na formação dos educadores.

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